• 04/11

    Cine-Debates

    Em parceria com Tapera Taperá
    Av. São Luís, 187 - República, São Paulo - SP | 2º andar, loja 29

  • :: 14h00 :: Babado Periférico:
    o que é ser LGBT na periferia?

    Nayara Mendl e Rosa Caldeira
    Sala Tapera
    (Documentário, 45 min)

    Produzido de maneira independente por LGBTs das quebradas de São Paulo, "Babado Periférico" é parte da tentativa de diminuir a contradição entre a alta concentração de LGBTs nas periferias de São Paulo e o pouco que se fala sobre o assunto. Afinal, o que é ser LGBT nos espaços mais marginalizados de São Paulo? Falar sobre ser LGBT é necessariamente falar sobre a periferia. Assista o primeiro episódio da série em http://bit.ly/babadoep1

    Após a exibição, teremos conversa com a diretora Rosa Caldeira.

     

     

    :: 14h00 :: A Menina Espantalho

    Cássio Pereira dos Santos
    Sala Taperona
    (Documentário, 13 min)

    O filme conta a história de Luzia, uma menina que mora com seus pais e o irmão Pedro no campo. Quando Pedro começa a freqüentar a escola, Luzia manifesta vontade de acompanhar o irmão. O pai autoritário não respeita o desejo da filha e ainda a obriga a espantar os pássaros da sua plantação de arroz. Mesmo vivendo essa adversidade, Luzia dá a volta por cima e aprende a ler no meio do arrozal.

     

     

    :: 15h30 :: Detox SP

    Felipe Kurc e Rodolfo Botelho do Amaral
    Sala Tapera
    (Documentário, 70 min)

    Documentário sobre a poluição dos rios na cidade de São Paulo. Entre os entrevistados estão o líder humanitário e mestre espiritual Sri Prem Baba, que trata do significado profundo das águas, a fluxonomista Lala Deheinzelin, referência em economia criativa, e a psicoterapeuta Vera Helena Camará – que falou sobre as experiências do pesquisador Massaru Emoto, que já provou que a água sofre influência de vibrações como a fala e os pensamentos. Além deles ainda há depoimentos do coach relacional Arly Cravo, da Monja Coen, do norte-americano e mentor vocacional Rick Jarow – que esclarece conceitos sobre sustentabilidade e abundância – e da diretora da ONG Águas Claras do Rio Pinheiros, Stela Goldenstein, que contou a história do Rio Pinheiros e os desafios para termos rios melhores em São Paulo.

     

     

     

    :: 17h00 :: Primavera do Brasil

    Isabella Rozzino, Giulia Spiess e André Salama
    Sala Tapera
    (Documentário, 30 min)

    Em meio a uma crescente negação da política, um pequeno município de 14 mil habitantes no interior de Pernambuco é palco para o começo de transformações. Em um contexto de extrema carência, onde a presença do poder público se torna especialmente importante, "Primavera do Brasil" relembra ao público elementos da política tradicional brasileira que ainda se provam profundamente enraizados no país.

    Envolvidos em uma campanha municipal para prefeito, jovens iniciam um processo de combate aos traços culturais de paternalismo e clientelismo presentes, apresentando a população um novo modo de fazer política.

     

    Após exibição debate com a presença de Paula Bernardelli
    advogada eleitoralista e pesquisadora do grupo Política por/de/para Mulheres (UFPR/UERJ).