• 12/11

    Virada Política em Pinheiros

    Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445, Pinheiros - SP
    A partir das 10h00
    Parceria com: b_arco + Cívi-co + Impact Hub

  • Oficina: Propósito na Política

    Sala 1 - Auditório Cívi-co

    “Dharma” é uma palavra sânscrita, que significa “aquilo que sustenta, que mantém, a força régia da existência, a essência verdadeira do que existe". Na política, o dharma é o propósito. E a descoberta do propósito de cada um na política é uma etapa elementar do auto-conhecimento para a compreensão de onde se quer chegar, tanto na cidadania, quanto na lideranca do poder. Pois, como escreveu Seneca: "se um homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável”. Nesta dinâmica, vamos buscar dentro do nosso ser, qual o nosso propósito político, por meio de uma meditação guiada pela metodologia da Dharma Academy.

    Com:

    • Patrícia Ellen, André Barrence, Ademar Bueno, Fabio Toreta - Movimento Agora! em parceria com Dharma Academy

    Painel: Causas e Efeitos da Desigualdade Socioeconômica

    Sala 2 - Cowork Impact Hub

    A complexidade da agenda de direitos humanos e desigualdade, abordada por meio de estudos, e uma discussão de perspectivas para a superação dessas desigualdades.

    Com:

    • Américo Sampaio, Rede Nossa São Paulo
    • Sócrates Magno Torres,  NiP - Nucleo de Inteligência Periférica 
    • Rafael Georges, OXFAM 

    Oficina: Constelando O Ser Político

    Sala 3 - Hall Impact Hub

    Uma oficina para que os participantes ampliem sua percepção, refletindo sobre sua relação com o outro e com o mundo. A vivência proposta com esta oficina articulará aspectos da metodologia de Constelação Familiar e reflexões sobre o papel do indivíduo como ser político. Cada participante poderá então se enxergar como um agente cocriador de uma sociedade mais democrática e sustentável.

    Com:

    • Denise de Freitas Castro, Grupo Recife de Aprendizagem

    Painel: Tecnologia Social e Participação Cidadã

    Sala 4 - b_arco (2º andar)

    Tecnologia de escuta social, participação horizontal, controle social compartilhado.. há diferentes maneiras e ferramentas hoje para possibilitar a mobilização de comunidades em torno de prioridades e engajar indivíduos nas pautas políticas que os afetam. Vamos discutir as possibilidades concretas da sociedade de formular e deliberar agendas de forma ampla e legitima.

    Com:

    • Andre Leirner, Painel Popular

    • Joara Marchezini, Artigo 19

    • Haydee Svab, LabHacker

    Painel: Direitos Humanos e o Acolhimento a Refugiados no Brasil

    Sala Plus - b_arco (andar térreo)

    O painel abordará quais as dificuldades para um melhor acolhimento de refugiados no Brasil. Serão endereçados os tipos de desafios enfrentados, potenciais soluções e os avanços já alcançados.


    Participantes:

    • Marcelo Haydu, ADUS

    • Lucia Helena Issa, escritora e correspondente internacional

    • Alphonse Niembo, ativista

    Palestra: Situação política atual do pais: polarização, discurso antipolítico e perspetivas para 2018

    Sala 1 - Auditorio Cívi-co

    Uma das consequências da polarização política é que a posição de adversários não é respeitada como divergência, mas desqualificada, cegando o debate público. Para decifrar a complexidade das opiniões e argumentos por traz dessa cegueira, a socióloga da UNIFESP, Esther Solano, vem acompanhando manifestações políticas, tanto nas redes quanto nas ruas, desde 2015 e mapeando as posições e perfis de seus participantes, dos blackblocs aos orquestradores de panelaços, dos diferentes pontos do espectro político. O que suas pesquisas revelam sobre a atual conjuntura política do país e que pistas seus dados nos dão quanto ao cenário eleitoral de 2018?

    Com:

    • Esther Solano, professora de Relações Internacionais da UNIFESP

    Painel: Educação Política: avanços e desafios para o empoderamento dos cidadãos

    Sala 2- Cowork Impact Hub

    O Brasil elege mais de 70 mil políticos a cada 4 anos. Quem são? O que fazem? Quanto custam? E por que a gente sabe tão pouco do trabalho deles, se eles trabalham pra gente? A crise de representação política no Brasil é enfrentada com mais eficácia quando entendemos como funciona a política e sabemos o que podemos fazer nós mesmos e o que podemos exigir dos nossos representantes.

    Participantes:

    • Priscila Anupan, Instituto Anupan

    • Carla Mereles, Politize!

    • Caio Aguiar, Movimento Brasil na Polí­tica

    • Moderadora e comentarista: Monica Sodré, cientista política

    Oficina: Cocriação Educacional - Desenhando políticas para a redução de desigualdades na Educação brasileira

    Sala 3 - Hall Impact Hub

    Os participantes da nossa oficina terão oportunidade de discutir políticas para a redução de desigualdades educacionais, a partir de uma apresentação do cenário de desigualdades e de uma lista de 15-20 políticas possíveis. Organizados em grupos, deverão definir as 5 políticas prioritárias pensando em diversos pontos de vista. Depois, cada grupo defende a sua escolha, volta a se reunir definir possíveis consensos e abre-se a discussão para que os grupos conjuntamente encontrem uma lista de políticas prioritárias.

    Com:

    • Caio Callegari, Faz Diferença?

    Painel: Oxigenando a Democracia: Inovações Políticas dentro e fora da Gestão Pública

    Sala 4 - Sala b_arco Virgilio (2o andar)

    A Virada é uma Mostra de política, que busca dar palco ao que está florescendo de mais urgente e inovador em incidência política. Que novos conceitos, modelos e tecnologias estão emergindo no mundo da política e da gestão pública? E como podemos superar os desafios e oportunidades na política pela ótica da inovação?

    Participantes:

    • Rafa Poço, Update Politics
    • Rafael Ribeiro, SibHub
    • Alan Borger, Giveth.io

    • Bruno Freitas, responsável pela Unidade de Inovação do Governo do Estado de São Paulo

    • Paulo Perez e Felipe Sant'Ana, Paratii

    • Moderadora: Suzana Pamplona, socióloga

    Oficina: Feminismos e Masculinidades: ainda cabem papéis de gênero no poder?

    Sala Plus - b_arco (andar térreo)

    Papéis de gênero podem ser tão opressivos e limitantes para os homens, quanto são para as mulheres. Por séculos, "homens de verdade" foram criados para serem provedores, comedores e agressores. E aí, se o feminismo libertou as mulheres, ele também trouxe nova perspectiva de libertação, equidade e equilíbrio para eles. O mundo do poder sempre pertenceu ao universo masculino, porém, está surgindo uma nova maneira de ser político que combina os dois universos - o masculino e o feminino. Que novos arranjos sociais e dinâmicas políticas resultarão desse processo?

    Com:

    • Lidia Tavares, Projeto Unas Heliópolis
    • Raquel Marques, Artemis
    • Gustavo Venturi, Papo de Homem
    • Beatriz Pedreira, Minas de Ouro 

    Oficina: Quanto vale?

    Patio Externo 1 - Impact Hub

    Uma dinâmica que usa moedas para fazer com que os participantes reflitam sobre ética, com um debate no final que leva o assunto para a política.


    Com:

    • Ingrid Ferreira, Movimento Renove

    Almoço feito pelas Sementeiras de Direitos e por refugiados apoiados pela ADUS

    Impact Hub, Pátio Externo 1 - Impact Hub

     

    Oficina: Plantando e cuidando de hortas

    Patio Externo 2 - Impact Hub

    Promover o desenvolvimento sustentável através da conscientização da sociedade, implementando a sustentabilidade na busca por equilibrar a desigualdade. Roda de conversa com lideranças de movimentos socioambientais que trabalham com Horta Urbana e novas matrizes energéticas, por mais espaços verdes na cidade.


    Com:

    • Beto Corunha Tavares, Ato Verde

    Manifestação Poética: Entre Elas

    Sala Plus - b_arco (andar térreo)

    Ação performática do ENTRE ELAS Coletivo com grupo de mulheres convidadas. A pesquisa parte da reflexão e partilha de questões relativas aos padrões de comportamento da mulher nos espaços públicos. Por meio desta ação, queremos questionar os olhares construídos para e pela mulher na atualidade, problematizando-os na esfera relacional e pensando de que modo isso as afeta violenta e silenciosamente todos os dias.


    Com:

    • Josie Berezin e Sylvia Aragão, Entre Elas

    Painel: Saúde é política. Quem defende a sua?

    Sala 1 - Auditorio Cívi-co

    O SUS é o maior sistema público universal de saúde do mundo. E a saúde, a política pública mais transversal do Brasil. Direito constitucional de todo cidadão do país, mas ainda é uma das áreas sociais essenciais com menor nível de engajamento da sociedade civil brasileira. Se saúde é política, quem trabalha pela sua? Vamos conhecer iniciativas que trabalham para humanizar a saúde, do começo ao fim da vida, e garantir voz aos pacientes na construção e implementação das políticas de saúde.


    Participantes:

    • Luciana Holtz e Tiago Farina Matos, Instituto Oncoguia

    • Thiago Lavras Trapé, FM-USP

    • Tatiane Schofield, Interfarma

    • Abertura e moderação: Lucas Corrêa, Prospectiva

    • Erika Campana Sato, Roda dos Ventres - Humanização da assistência ao parto

    Roda de Conversa: Renda básica: uma Perspectiva de Democratização da Riqueza

    Sala 2- Cowork Impact Hub

    Cada vez mais se escuta falar de Renda Básica no mundo, com reportagens que vão de experimentos políticos até discursos do Mark Zuckerberg, pautando renda básica como política pública inovadora para um novo ciclo de políticas econômicas e sociais. Mas você sabia que o Brasil é o primeiro país do mundo com uma lei para instituir uma Renda Básica? O Brasil já conta, desde 2004, com uma lei neste sentido e pode desempenhar papel fundamental na inovação de um modelo que viabilize um Renda Básica de Cidadania para seus cidadãos.


    Participantes:

    • Leandro Ferreira e Bruna Carnelossi, Rede Brasileira de Renda Básica de Cidadania

    Painel: Liberdade de Expressão na internet

    Sala b_arco Virgilio (2o andar)

    Liberdade de Expressão é um dos pilares fundamentais da democracia. A ampliação do acesso à internet fortaleceu este direito. A combinação é revolucionária: as opiniões de indivíduos sobre os mais diversos temas da sociedade podem ser compartilhadas com grande número de pessoas, algo que antes era restrito a poucos. Incontáveis plataformas online possibilitam o exercício deste direito. Por outro lado, a democratização do acesso e os abusos no exercício da liberdade de expressão chama atenção das autoridades estatais, que buscam incidir neste ambiente, garantindo ou restringindo a possibilidade de os indivíduos expressarem-se livremente. Este painel abordará a Liberdade de Expressão na internet através de uma ótica multidisciplinar dentro da academia e na prática, com consequências no mundo real.


    Participantes:

    • Charô Nunes - Blogueiras negras
    • Patricia Blanco - Palavra aberta
    • Marco Konopacki - ITS RJ
    • Marcelo Blanco, Artigo 19
    • Moderação: Rosemary Segurado

    Aulão: Tudo que você sempre quis saber sobre política mas não tinha a quem perguntar

    Sala 3 - Hall Impact Hub

    Como funciona a política brasileira? O nível de acesso à informação ainda é muito desigual entre as pessoas no nosso país e nem todo mundo se sente preparado para acompanhar um debate mais denso e técnico sobre política, porque às vezes faltam noções básicas. Por isso, em parceria com o #MeExplica, vamos trazer para a Virada Política um aulão sobre o “bê-a-bá” da política, com os principais fundamentos, para que qualquer pessoa que esteja começando a tomar contato com esse assunto - ou simplesmente queira aprender para votar melhor e conseguir entender do que tanto falam os noticiários - possa se informar e esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da política no nosso país.


    Com:

    • Diogo Antonio Rodriguez do #MeExplica

    Oficina: Graffiti: Brincar de colorir

    Pátio Externo 2 - Impact Hub

    Ação de entretenimento com pintura de painel coletivo integrada com temas propostos. Valorizar a experiência de participação e aproximar o público a partir da linguagem do graffiti. Aprender na prática noções de pintura em mural com a técnica e materiais usados no graffiti.


    Com:

    • Conrado Zanotto

    Painel: Como transformar objetivos globais da ONU em políticas concretas para o Brasil?

    Sala 3 - Hall Impact Hub

    É possível olhar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável como instrumento político? A Agenda 2030 pode ser uma ferramenta valiosa e ao mesmo tempo desafiadora para que os diferentes atores sociais não somente implementem a agenda, mas também para que desenvolvam políticas públicas, atuando como agentes de mudança nos territórios. Todos as metas estão relacionadas direta ou indiretamente ao trabalho diário de governos locais e regionais, empresas e indivíduos.


    Participantes:

    • Carol Ayres e Bruno Gomes, Humana Sustentável 

    Painel: Blockchain e Criptomoedas: o que tem de político nisso?

    Sala 4 - Sala Barco Virgilio (2o andar)

    Um novo paradigma financeiro poderá significar uma nova sociedade? Venha entender as implicações políticas da blockchain e as oportunidades e desafios que acompanham essa tecnologia.


    Participantes:

    • João Abitante, Contador Geek e Empreendedor
    • Oswaldo Oliveira, economista
    • Mediadora: Gabi Juns, Escola de Ativismo

    Podcast: Mamilos, jornalismo de peito aberto

    Pátio Externo 1 - Impact Hub

    Gravação ao vivo de um dos podcasts mais polêmicos e populares do país diretamente da Virada Política.

     

    Participantes:

    • Juliana Wallauer

    • Cris Bartis

    Painel: Juventude na Política

    Cowork - Impact Hub

    Nativos da sociedade em rede e das redes sociais, criados em meio à falência dos sistemas políticos tradicionais. Como a nova geração está vendo e se relacionando com a política?

     

    Participantes:

    • Bruno Souza, Encrespados
    • José Frederico, Movimento Acredito
    • Guilherme Augusto da Silva, Movimento Secundarista Autônomo
    • moderadora: Carla Mayumi, Sonho Brasileiro da Política

    Painel: Brasil em Reformas: como as reformas Previdenciária, Trabalhista e Tributária impactam o desenvolvimento do país

    Sala 1 - Auditório Cívi-co

    Atualmente, discute-se intensamente a realização de reformas para que o país possa crescer. Quais são as principais reformas em discussão? O que elas pretendem mudar na estrutura do nosso sistema? Essas reformas melhoram ou pioram as desigualdades existentes no Brasil? Esse painel visa discutir essas e outras questões relacionadas ao tão polêmico tema das reformas e seu impacto no desenvolvimento do Brasil.


    Com:

    • Ricardo Sennes, cientista político e sócio-fundador da Prospectiva

    • Antonio Corrêa de Lacerda, economista, professor-doutor da PUC-SP

    • Joel Pinheiro da Fonseca, economista, filósofo e colunista da Folha de São Paulo

    • Odilon Guedes, economista da FAAP

    • Moderador: André Perfeito, economista e mestre em Economia Política pela PUC/SP

    Oficina: Como usar a mobilização online a favor dos direitos humanos

    Sala 4 - Sala Barco Virgilio (2o andar)

    A mobilização online tem o potencial de promover mudanças significativas na esfera offline, na realidade concreta, criando conscientização política e pressão nos tomadores de decisão. Nesta oficina, veremos como impactar e engajar-se em causas

     

    Com:

    • Rafael Sampaio, Change.org

    Painel: Como fortalecer a cultura de doação no Brasil

    Sala 3 - Hall Impact Hub

    Doar para organizações sociais é um ato político? Do que estamos falando quando queremos promover uma cultura de doação? De que maneiras podemos estimular a sociedade a promover e financiar suas próprias causas? Painel proposto por: Movimento por uma Cultura de Doação, GIFE, Instituto Phi, Arredondar, Fundo Brasil de Direitos Humanos e Base Colaborativa.

     

    Com:

    • Nina Valentini, Arredondar

    • Ana Valéria Araújo, Fundo Brasil de Direitos Humanos

    • José Marcelo Zacchi, GIFE

    Roda de Conversa: Diálogos Políticos

    Pátio Externo 1 - Impact Hub

    Veremos um levantamento de iniciativas de governos mais inovadores por parte de uma sociedade civil mais consciente, colaborativa e autoresponsável. Em seguida, faremos uma roda de diálogo para identificar competências e qualidades desejáveis em políticos.

     

    Com:

    • Thaysa Mattos Azevedo, Rede NaSala

    • Marcos Corrêa Galhego, "O Político Ideal"

    Painel: Mobilidade na Cidade: tá tendo?

    Sala 1 - Auditório Cívi-co

    A construção da lógica urbana que vivemos no Brasil é consequência de escolhas políticas. Indivíduos quando escolhem como vão se deslocar pela cidade, fazem um escolha a partir de sua visão de mundo, como interpretar sua relação com o ambiente que o cerca e com as demais pessoas. É vital pensarmos como a decisão cotidiana de como nos locomovemos pela cidade é formada e quais impactos ela gera.

     

    Com:

    • Jussara Goes Monteiro, Mobilidade Urbana
    • Emiliano Martins, Bike Anjo

    Painel: Artivismo: o papel da Arte como construção do diálogo político

    Sala 2- Cowork Impact Hub

    A arte e desenho que pensa a expressão gráfica como um ato político. Os últimos tempos e o ano de 2017, tem provocado medo do futuro e ódio social. A partir da pixação, do grafite, esse debate pretende tratar da dimensão política e social do desenho e da imaginação como ferramentas de ativismo.

     

    Com:

    • Ni Brisant, Ninguém Lê

    • Flavio Grão, Educador e Artista Plástico

    • Evandro Nicolau, O Desenho como Estratégia Político-Social

    • Mediação: Henrique Celso, ARTvismo

    Painel: Por que eu deveria me importar com a Transparência Pública?

    Sala 4 - Sala Barco Virgilio (2o andar)

    A Transparência dos Dados Públicos é um forte indicador acerca da saúde do regime democrático, possibilitando o empoderamento civil e as garantias de direitos e liberdades. O fortalecimento a incidência política dos indivíduos na disputa pelo poder é uma clara consequência da transparência dos negócios do poder público. Neste painel contaremos com iniciativas que buscam fomentar práticas transparentes na administração pública e traduzem estes dados para o escrutínio da sociedade civil.

     

    Com:

    • Lucas Ansei, Open Knowlegde

    • Henrique Krigner, Meu Município

    • Laila Bellix, Agenda Pública

    • Leandro Salvador, integrante da Rede pela Transparência e Participação Social (RETPS)

    Painel: Redes de desenvolvimento: juntos somos mais fortes

    Sala 3 - Hall Impact Hub

    Como os vários movimentos sociais, que defendem pautas de grupos subrepresentados nas estruturas políticas, podem juntos fortalecer uma rede de desenvolvimento humano e social?

     

    Com:

    • Edivan Mota, Movimento Educação e Sociedade

    • Sandra Mariano, Nair Torres, Edna Pinheiro e Simone Ribeiro, Fórum Popular de Arujá

    Oficina: Cocriação da Virada Política 2018

    Patio Externo 1 - Impact Hub

    A Virada Política é um evento colaborativo que busca ser cada vez mais inclusivo da diversidade que existe para além do coletivo que organiza o evento. Por isso, esse ano, convidaremos a todos os participantes do evento para uma oficina de construc coletiva da próxima virada.

    Shows

    Na Rua

    Com:

    • Soundsisters - Dub Reggae

    • DJ Trusty Jazz 

    • Músicos jazz live

    Mural: Construção coletiva da Virada Politica 2018

    Pátio Externo 2 - Impact Hub

    A Virada Política é um evento colaborativo que busca ser cada vez mais inclusivo da diversidade que existe para além do coletivo que organiza o evento. Por isso, esse ano, convidaremos a todos os participantes do evento a registrarem suas percepções, ideias, inspirações para a construção da Virada Política 2018.

    Espaço para as Crianças

    Pátio Externo 2 - Impact Hub

    Trouxe as crianças para a virada? Fica tranquilo que teremos um espaço com cuidadorxs para ela brincar e ficar de boa enquanto você curte o evento.

    D.R. da Política

    Na cabine de vidro mais próxima...

    3 cabines de vidro e sessões de 15 minutos para duplas poderem entrar e discutir sua relação política. Entre sem bater, lembre-se de manter o respeito, e abra a cabeça para trocar uma ideia com quem pensa diferente de você.